terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Interação Social

O aspecto mais importante da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles, ou seja, o ser humano evolui. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja uma interação social.

Os contatos sociais e a interação constituem, portanto, condições indispensáveis à associação humana. Os indivíduos se socializam por meios dos contatos e da interação social.

A interação social deve ser por vontade e não por pressão. Quando não conheço uma pessoa, o que me motiva a ter um primeiro contato com ela é que, a primeira vista, ela me pareceu interessante em diversos aspectos, como, estilo e comportamento.

Minha motivação em conversar com alguém se deve pela minha curiosidade em saber o que a pessoa pensa e se temos um gosto parecido, gosto de conhecer pessoas, mas sou muito seletivo. Se o processo de interação for agradável muitas são as chances de que aquela interação possa evoluir com o tempo.

Livros, celulares e fones de ouvido

Os livros criam uma barreira invisível entre você e o resto do ambiente. Você pode utilizar deste recurso por diversos motivos, citarei dois. Pode ser por pura vontade de ler e não querer conversar. Não só os livros surtem este efeito, os celulares e os fones de ouvido também criam barreiras. Vale ressaltar que talvez a pessoa não está consciente de que está criando uma barreira.


Se você tenta o diálogo com ambos os casos citados e a pessoa finge que te dá atenção e fica na tentativa de ler o livro, de mexer no celular, ou de escutar música, é sinal de que a pessoa não quer conversar com você (ou talvez não, mas provavelmente sim)... E e a pessoa tem seus motivos. Já fiz isso, criar uma barreira.

Criar barreiras não é ser anti-social, criar barreiras serve para evitar contatos indesejados. E convenhamos, quem quer interagir interage, quem não quer, não quer, simples assim. De qualquer forma, evite criar barreiras, essas barreiras podem fazer você perder ótimas conversas e uma excelente companhia.

Mas, se você consegue emplacar um diálogo com qualquer desses casos penso que, a pessoa estava afim de conversar com você (ou com qualquer outro com um assunto interessante), ou, não queria mais ler, mexer no celular, ou ouvir música. Observar o comportamento das pessoas é muito divertido, e interagir por interagir não faz parte do meu jeito de agir (foi sem intenção de rimar).

P.S.: Um dos paradoxos da internet é de que ao mesmo tempo que aproxima ela também afasta as pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...